Após a leitura de parte do roteiro do filme O ano que meus pais saíram de férias, analise as considerações a seguir sobre a SINTAXE DO TEXTO e indique a única alternativa com consideração INADEQUADA à norma culta padrão.
a) Em “TORCEDORES passam a caminho das arquibancadas”, o termo “torcedores”, classifica-se como sujeito agente simples
b) Na oração “MAURO - menino branco e franzino, de 10, 11 anos – olha para seu pai, DANIEL”, o termo “MAURO” pode ser classificado como núcleo do sujeito simples
c) Na oração: “pai e filho de mãos dadas enquanto caminham pelo túnel”, o termo “pelo túnel” exerce a função de agente da passiva
d) Na oração “MÃO DE HOMEM ADULTO segura MÃO DE CRIANÇA”, temos um caso de voz ativa
e) Na oração “Aos poucos, revelam-se os ‘donos’ das mãos.”, temos um caso de voz passiva sintética
Soluções para a tarefa
A única alternativa INADEQUADA à norma culta padrão é:
c) Na oração: “pai e filho de mãos dadas enquanto caminham pelo túnel”, o termo “pelo túnel” exerce a função de agente da passiva.
Explicação:
Na verdade, o termo "pelo túnel" tem a função sintática de adjunto adverbial de lugar, pois indica o lugar por onde o pai e o filho caminhavam.
Os outros itens estão corretos porque:
a) O termo "torcedores" exerce a ação de passar, é agente dessa ação. Esse termo modifica o verbo "passar". Logo, é sujeito desse verbo. Como só tem um núcleo ("torcedores"), é classificado como sujeito simples.
b) O termo "Mauro" exerce a ação de olhar ("Mauro olha para seu pai", é agente dessa ação. Esse termo modifica o verbo "olhar". Logo, é sujeito desse verbo. O núcleo do sujeito é o substantivo "Mauro".
d) Há voz ativa, pois a frase apresenta sujeito agente. O termo "Mão de homem adulto" exerce a ação de segurar. É o sujeito do verbo "segura".
O termo "mão de criança" indica quem é alvo dessa ação.
e) Há voz passiva sintética, pois a oração apresenta a seguinte estrutura: verbo (revelam) + pronome apassivador (se) + sujeito paciente (os ‘donos’ das mãos).
Note que a frase poderia ser reescrita assim: "os donos das mãos são revelados" (fica mais fácil perceber que "os donos das mãos" sofrem a ação de revelar, ou seja, é sujeito paciente).