Após a leitura da história Todo Igarapé um dia se junta ao grande Rio Tapajós, adaptada da obra Meu Avô Apolinário de Daniel Munduruku, é correto afirmar que:
a) Quando criança Daniel tinha muito orgulho da sua condição de indígena.
b) Daniel aprendeu desde pequeno que o indígena é civilizado e culto.
c) O avô de Daniel o ensinou que o ser humano deve ser como a água, porque todo rio um dia desagua no oceano.
d) Seu avô Apolinário não tinha consideção pela família.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C)
Explicação:
O avô de Daniel, Apolinário, era um índio misterioso e sábio. Em um dia, percebendo a tristeza de Daniel ao voltar da escola da cidade, resolveu chamá-lo para um banho nos Igarapés. Lá demonstrou a Daniel que ele deveria ser paciente e perseverante como o rio, afinal as águas sabem onde quer chegar, independente dos obstáculos que surgir, a meta é se juntar ao oceano.
A resposta correta é a letra C) O avô de Daniel o ensinou que o ser humano deve ser como a água, porque todo rio um dia deságua no oceano.
Este se trata de um programa cujo objetivo é contar a história da importância que o elemento água possui para as tradições indígenas.
Para eles, a água tende a estar viva e com isso buscar fornecer alimentos, transporte, higiene e também diversão. Indo um pouco mais além do que isso, temos que as águas são sagradas porque buscam representar o sangue de todos os ancestrais que foram mortos no período colonial.
Porém, no trecho nos apresentado temos que o avô de Daniel possui a intenção de mostrar que nem sempre ele irá viver abaixo das asas de seus familiares.
Fique por dentro do assunto:
Sobre a história Todo Igarapé um dia se junta ao grande Rio Tapajós, adaptada da obra "Meu Avo Apolinario"de Daniel Munduruku, responda as questões:
https://brainly.com.br/tarefa/27247182
Bons estudos!