História, perguntado por cleberpiraju, 1 ano atrás

- Após a Independência o ato quase que imediatamente posterior é a formação de uma Assembleia Constituinte para organizar as leis da nova nação. Ainda
que tenha sido destituída pelo imperador, a Constituição foi sancionada em 1824, estabelecendo entre outras uma organização dos poderes do Estado Brasileiro e as regras para as eleições. Apresente em linhas gerais quais são os poderes em que o Estados está divido e as regras eleitorais no início da formação da nação brasileira. (15 linhas)

2 - A partir das regras eleitorais apresentadas acima sobre o Império apresente pelo menos duas relações com o sistema eleitoral atual do país, mostrando diferenças e semelhanças. (15 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por josianelooze
13
Os três poderes na nova constituição de 1824,foi o poder legislativo que foi separado em Câmara e Senado,a eleição para as duas casa ocorria de forma diferenciada.as eleição para eleger um senador ocorria da seguinte forma confeccionava -se uma lista com três nomes ou mais votados da província para que o imperador um deles para o cargo o imperador tinha o poder de moldar o senado,minimizando a atuação rivais políticos.O poder judiciário pela constituição de 1824 permitia que houvesse interferência direta do imperador,pois cabia a ele a escolha dos magistrados mais importantes.O poder executivo que seria exercido por um conjunto de ministros.O monarca agiria apenas em disputas mais sérias entre os poderes,nesse caso,em nome do interesse nacional como vimos,não foi isso que ocorreu no império brasileiro.D.Pedro I assegurou a ele todos os poderes administrativos,agindo de forma deliberada e centralizada.
O voto é muito importante para os eleitores expressarem suas opiniões por meio do voto,são processados é tomada segunda algumas regras particulares.
O eleitor tem vários opções de candidatos e o candidatos que tiver mais votação será eleito se não houver empate,se houver o empate terá o segundo turno desde que o candidato a presidente empate também.
O Brasil é um dos países que sustente a obrigatoriedade da votação,que todos os cidadão para entre 15 a 70 anos deve votar o cidadão para votar,ele tem o livre arbítrio de votar  nulo ou em branco,esses votos não contabilizado,os cidadão que tiverem viajando no dia da eleição deveram a comparecer  a um posto de votação e justificar sua ausência e justificar a diferença da atualidade com a época do Imperador é que hoje podemo povoe escolhem seus candidatos e antigamente que escolhia era o imperador.

Perguntas interessantes