História, perguntado por emilinatalierocha, 11 meses atrás

Após a independência foi preciso formar uma assembleia constituinte para elaboração da primeira constituição. Porém a constituinte foi marcado por atritos envolvendo Dom Pedro I e as elites econômicas e . Por qual motivo havia essa divergência ?​​

Soluções para a tarefa

Respondido por duda240024
1
Olá!
A Revolução Liberal do Porto foi muito mal recebida pelas elites econômicas do Brasil, que encararam essa revolta como uma tentativa de recolonizar o país. Assim, surgiu um movimento pela independência do Brasil, o qual considerou Pedro, filho de D. João VI, como a pessoa ideal para liderar esse processo. Após ser pressionado pelas Cortes portuguesas (espécie de parlamento) a retornar a Portugal, Pedro percebeu que o único caminho a ser tomado era declarar a independência do Brasil. Assim, em 7 de setembro de 1822, aconteceu o grito do Ipiranga, por meio do qual o regente declarou a independência do Brasil. Pedro foi, então, coroado imperador, tornando-se D. Pedro I.
Espero ter ajudado

duda240024: Escrevi a resposta errada, essa tá certa desculpa:

As discordâncias entre os parlamentares e D. Pedro I ocorreram em decorrência da arbitrariedade e da autoridade do imperador nas tomadas de decisões. No caso da Constituição, os parlamentares defendiam a existência de maiores liberdades individuais e a limitação do poder real. Em contrapartida, D. Pedro I queria poderes ilimitados para governar o Brasil.
Perguntas interessantes