História, perguntado por sujeimeunaris, 4 meses atrás

Após a imposição da Constituição de 1824, parte da elite brasileira passou a perceber o imperador como uma liderança autoritária e que poderia contrariar seus interesses a qualquer momento. No mesmo ano da imposição da Constituição, surgiu um movimento contestatório nas províncias do Nordeste após o imperador diminuir o poder local das elites e fortalecer o poder central.

Destaca-se como um dos principais objetivos desse movimento contestatório nordestino a

restauração do Pacto Colonial português.

independência das províncias envolvidas.

expulsão dos estrangeiros da região Nordeste.

proibição da exportação de produtos agrícolas.

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurspencer2008
3

Resposta:  independência das províncias envolvidas.

Explicação:  Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.

Respondido por erickalima421
0

Resposta:

independência das províncias envolvidas.

Explicação:

O movimento contestatório em questão foi a Confederação do Equador, pelo qual lideranças locais se uniram contra a autoridade centralizadora do Império e tentaram romper com D. Pedro I, formando uma República com as províncias do Nordeste envolvidas no movimento. Embora insatisfeitos com D. Pedro, os revoltosos não tinham interesse em retomar os vínculos coloniais com Portugal e não lutavam pela expulsão da população estrangeira que habitava na região. Por fim, também não queriam a proibição da exportação de produtos agrícolas, mas ter maior controle sobre essa exportação e, principalmente, sobre os lucros obtidos.

Perguntas interessantes