Após a Idade Média, há um período de transição entre o século XV e XVI para a Idade Moderna, que significou ruptura com a tradição anterior cristã, fundamentada em Deus, e passou-se a valorizar o homem. É o período chamado Humanismo Renascentista: artes plásticas, valorização do homem - liberdade e criatividade. O racionalismo e o empirismo constituem novos paradigmas da filosofia moderna para conhecer a realidade. O que é a razão? Existem vários sentidos de razão no nosso dia a dia. Sobre os filósofos racionalistas é correto afirmar que:
A) O racionalismo considera que o homem tem idéias inatas, ou seja, que não são derivadas da experiência, mas se encontram no indivíduo desde seu nascimento e desconfia das percepções sensoriais. Principal representante: René Descartes
B) Defendem que o conhecimento humano provém da nossa percepção do mundo externo e da nossa capacidade mental. Representante: Galileu Galilei.
C) Defendem que o conhecimento começa a partir do momento em que as explicações saem do campo da opinião (eu acho que) e entram no mundo do método da ciência (eu sei que). Representante: Francis Bacon
D) O racionalismo acredita que o conhecimento vindo da razão é irrefutável, inquestionável e subjetivo. Principal Representante: Spinoza
Soluções para a tarefa
Os racionalistas defendem a ideia de que o homem é um ser racional e que possui determinadas ideias inatas em si, por isso a alternativa correta é a letra A.
Descartes e o racionalismo
Os racionalistas veem o homem como essencialmente uma criatura da razão, e essa razão, ao invés da experiência, forma a base do conhecimento. Eles também acreditam que certas verdades são conhecidas independentemente da experiência, ou são evidentes por si mesmas.
Em outras palavras, eles argumentam que certos princípios básicos, como os princípios da matemática, podem ser conhecidos sem qualquer referência ao mundo externo. Assim, o racionalismo enfatiza o uso da razão como o principal meio para a obtenção do conhecimento. Esta visão é oposta ao empirismo, que considera a experiência e a percepção sensorial como as principais fontes de conhecimento.
Esta posição filosófica foi desenvolvida por alguns dos mais influentes pensadores da história, incluindo Descartes, Leibniz, e Kant. O racionalismo tem sido uma grande influência no pensamento filosófico moderno e continua a ser uma fonte de debate e exploração.
Para saber mais sobre Descartes e o racionalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4337267
#SPJ2