Biologia, perguntado por vinimedfiilho, 11 meses atrás

Após a fecundação, na fase inicial de desenvolvimento do bebê, formam-se os anexos embrionários, que são estruturas encarregadas de nutrir e proteger o feto. Quais são essas estruturas e qual a função de cada uma?


abraaoalima: olaquetae

Soluções para a tarefa

Respondido por ManuelHofferson
8

Resposta:

Essas estruturas são bolsa amniótica e cordão umbilical, a bolsa amniótica serve para proteger o feto de amortecendo os choques térmicos e mecânicos, o  cordão umbilical é uma estrutura importante que conecta o feto a mãe, e mantém uma conexão vascular que permite que sangue rico em oxigênio chegue até o feto e que sangue rico em gás carbônico seja retirado de seu corpo, além de fornecer os nutrientes necessários.


vinimedfiilho: Vlw
Respondido por LorenaThomaz
2

Existem quatro tipos principais de anexos embrionários: o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório.

O saco vitelínico é uma estrutura formada a partir do mesoderma e endoderma, que envolve o vitelo, participando, assim, do processo de nutrição do animal em desenvolvimento. Essa membrana é a primeira a ser formada e está ligada diretamente ao intestino do embrião.

O âmnio é uma membrana formada a partir do ectoderma e mesoderma que envolve o embrião de répteis, aves e mamíferos. Ele delimita a chamada cavidade amniótica, a qual apresenta em seu interior o líquido amniótico. Este possui como principais funções proteger o embrião contra choques mecânicos e evitar a sua desidratação.

O cório, também chamado de serosa, é uma membrana formada a partir do mesoderma e ectoderma que recobre todo o embrião e os outros anexos embrionários. Em répteis e aves, ela está localizada logo abaixo da casca do ovo e atua, junto ao alantoide, nas trocas gasosas, além de proteger o embrião. Nos mamíferos, essa estrutura origina a placenta.

A placenta também é um anexo embrionário, entretanto, essa estrutura é exclusiva dos mamíferos, sendo formada normalmente pela interação entre o cório e o alantoide. Sua função principal é estabelecer a troca de substâncias entre a mãe e o filhote, possuindo, portanto, a função de nutrição, respiração e excreção.

Espero ter ajudado :3


vinimedfiilho: Vlw
Perguntas interessantes