Após a década de 1930, mesmo com os avanços das leis trabalhistas, a desigualdade social, reflexo das expressões da Questão Social, continua a avançar, comprometendo a inserção de várias camadas das classes menos favorecidas na sociedade como um todo. Surge a chamada “cidadania regulada”, na qual o indivíduo tem acesso à algumas políticas p�blicas, mas que se mostram precárias e limitadas. Sobre os impactos desta cidadania regulada no combate da Questão Social, é correto afirmar que: .A cidadania regulada foi um reflexo do afrouxamento legal introduzido pelas políticas trabalhistas da Era Vargas, que aumentou o custo da mão de obra e dificultou a contratação de novos empregados por parte das industriais. Este quadro fez aumentar a dependência dos indivíduos em situação de risco social em relação à ajuda do governo. .A Questão Social foi agravada durante a década de 1930, pois os grandes proprietários industriais tinham dificuldade em abrir novos postos de trabalho, uma vez que as políticas trabalhistas haviam aumentado o custo da mão de obra. Este efeito contrário ao esperado pelo governo gerou a chamada cidadania regulada, deixando limitados os direitos sociais dos trabalhadores. .A Chamada cidadania regulada não foi eficaz no combate à questão social, pois, atendia os interesses dos grandes latifundiários em detrimento à necessidade de mão de obra dos grandes industriais, assim, os indivíduos das cidades tinham seus direitos reduzidos e não podiam se tornar ativos e serem inseridos no mercado de trabalho. .A desigualdade social existente no país após a década de 1930 persiste, pois a política de cidadania regulada foi mal implementada, deixando segurados pelo Estado apenas os indivíduos desempregados, enquanto os indivíduos ativos no mercado de trabalho sofriam com os baixos salários e as regras produtivas impostas pelos grandes proprietários industriais. .A Questão Social não foi resolvida através da chamada cidadania regulada, pois os privilégios da elite proprietária continuavam a existir, enquanto os direitos dos trabalhadores continuavam precários e restritos ao indivíduos ativos, deixando desatendidos os indivíduos em situação de risco social e desempregados.
Soluções para a tarefa
Sobre os impactos desta cidadania regulada no combate da Questão Social, é correto afirmar que:
A Questão Social não foi resolvida através da chamada cidadania regulada, pois os privilégios da elite proprietária continuavam a existir, enquanto os direitos dos trabalhadores continuavam precários e restritos ao indivíduos ativos, deixando desatendidos os indivíduos em situação de risco social e desempregados.
O ano de 1934 aparece como um marco importante para a mudança política que ocorre através do movimento de transformação social nas bases da sociedade.
A cidadania regulada se apresentou como uma promessa de inclusão para os que se encontram nas margens da sociedade brasileira e a ideia de cidadania regulada seria a chave explicativa para o processo de dominação pelo alto.
Este processo de revolução pelo alto produziu, ele mesmo, novas camadas sociais, que obrigaram o frágil sistema político vigente a impedir que estas camadas emergissem com poder de pressão social sobre o governo.
O conceito de Cidadania regulada remete à ideia de que o Estado foi capaz, via estruturação de um mecanismo de incorporação dos trabalhadores a uma ordem hierarquizada, e exercendo o papel de centralizador de todas as demandas, de dar estabilidade ao regime político e um lugar para a população na estrutura de governo.
Através dos direitos sancionados em leis durante o regime, os indivíduos definiriam o seu status de membros nesta forma de ordenamento social. A constituição de uma cidadania regulada se articula com o papel do Estado de garantidor das posições sociais da população e dos direitos associados a estas posições.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Deu origem a CLT