Geografia, perguntado por paolladarc, 1 ano atrás

Após a crise econômica na década de 1990,a Rússia vivenciou um período de crescimento no início do século XXI.Quais fatores permitiram esse crescimento?Quais as características desse crescimento?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ARTHURCUPERTINO2
4

Olá!

A Rússia se recuperou da crise financeira de agosto de 1998 rapidamente, grande parte em razão da desvalorização do rublo, tornando os produtores domésticos mais competitivos nacional e internacionalmente. Entre 2000 e 2002, houve uma quantidade significativa de reformas econômicas pró-crescimento, incluindo uma reforma tributária abrangente, que introduziu um imposto de renda fixo de 13%; e um amplo esforço de desregulamentação que melhorou a situação das pequenas e médias empresas.

Entre 2000 e 2008, a economia russa obteve um grande impulso com o aumento dos preços das commodities. O PIB cresceu em média 7% ao ano. O volume de crédito ao consumidor entre 2000 e 2006 aumentou 45 vezes, alimentando um boom no consumo privado. O número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza caiu de 30% em 2000 para 14% em 2008.

A inflação continuou num patamar considerável, na medida em que o Banco Central da Rússia expandiu agressivamente a oferta de moeda para combater a valorização do rublo. No entanto, em 2007, o Banco Mundial declarava que a economia russa alcançara "uma estabilidade macroeconômica sem precedentes". Até outubro de 2007, a Rússia manteve uma disciplina fiscal com excedentes orçamentários todos os anos a partir de 2000.

Entre 2000 e 2012, as exportações de recursos energéticos da Rússia alimentaram um rápido crescimento nos padrões de vida, com a renda disponível real aumentando em 160%. Em termos denominados em dólar, isso representou um aumento de mais de sete vezes nos rendimentos disponíveis desde 2000. No mesmo período, o desemprego e a pobreza diminuíram mais de metade e a satisfação de vida auto-avaliada pelos russos também aumentou significativamente Este crescimento foi um resultado combinado do boom das commodities dos anos 2000, dos altos preços do petróleo, bem como das políticas econômicas e fiscais expansionistas. No entanto, esses ganhos foram distribuídos de forma desigual, uma vez que os 110 indivíduos mais ricos são, segundo relatório do Credit Suisse, detentores de 35% de todos os ativos financeiros detidos por famílias russas. A Rússia também tem o segundo maior volume de saída de dinheiro ilícito, tendo perdido mais de US$ 880 bilhões entre 2002 e 2011 dessa forma.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes