Após a compreensão dos conceitos, leia atentamente os fragmentos selecionados do poema Navio Negreiro
de Castro Alves e responda às questões abaixo, no seu caderno:
1. Qual é o assunto abordado no poema?
2. Há um fato histórico e uma questão econômica que serve de referência para esse poema. Aponte.
3. Indique as contradições na seguinte parte do poema:
No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."
4. Quem são os civilizados e os bárbaros, justifique a sua resposta.
5. Na sua opinião, existe civilização?
6. Por que algumas civilizações procuraram justificar o injustificável, que é a escravidão?
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A poesia é abolicionista onde o autor aborda o tema da escravidão no Brasil.
2- O texto faz referências ao contexto histórico da escravidão, visto que narra a situação de um navio negreiro, que era responsável por levar para pontos de vendas.
3- A contradição está em "Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os mais dançar..."
4- Civilizados: comandantes e marinheiros.
Bárbaros: escravos.
Os Gregos eram considerados civilizados porque tinham uma cultura estabelecida para época, inventada por eles essa ideia é os bárbaros era todo aquele povo que não seguia os mesmos padrões culturais deles.
5- Sim, mas não do jeito que os grego viam, cada cultura tem sia forma de civilização.
6- Porque se acham superiores, achando que a escravidão é algo normal.
1 - O texto se trata de uma poesia do tipo abolicionista, ou seja, nela, o autor reflete sobre situações relacionadas a escravidão no Brasil, como uma forma de colocar o leitor, (através de sua interpretação) como parte daquele período histórico.
Como a poesia abolicionista pode ser vista até hoje?
Com base no poema lido, é possível notar diversas problemáticas que afetam nossa sociedade, pois às relações de trabalho, são subjugadas através da exploração, fato este em que as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência ou até mesmo a morte.
Mais sobre o período da escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/18133021
2 - Vemos uma forte construção do texto formando através da poesia, o contexto da escravidão e dos navios negreiros, que eram transportes que levavam os indivíduos escravizados para os pontos de venda e tráfico de escravos.
O contexto histórico
Durante esse período, a produção agrícola, estava diretamente ligada a colônia portuguesa, onde basicamente ela servia de fornecedora para os escravos do período.
Além disso, na escravidão, os escravos eram utilizados como moeda de troca, sendo produtos utilizados segundo os interesses dos colonizadores, que davam apelidos para definir suas características, já que diversos escravos (em sua maioria) não possuíam sobrenome.
Mais sobre as lutas de resistência na escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/13519362
3 - Vemos uma forte contradição no texto a partir da frase: "Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os mais dançar..." .
O uso da palavra "dançar" faz parecer algo natural, algo belo e até mesmo divertido, porém, um dos lados era escravizado, torturado e agredido violentamente pelo homem branco, sendo essa uma das principais atividades de violência por parte dos escravizadores nos navios negreiros.
As consequências da escravidão
Além de prejudicar incontáveis vidas, que nem se quer eram notadas como indivíduos com consciência, até os dias de hoje a escravidão gera marcas que necessitam de reparação histórica e respaldo para o desenvolvimento de cada indivíduo prejudicado nesse aspecto.
Mais sobre escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/3924666
4 - O texto nota os civilizados como os comandantes e os marinheiros, e, os bárbaros como os indivíduos escravizados. Essa questão se interliga ao conceito de evolucionismo e ao etnocentrismo, ou seja, práticas de estudo europeias que colocavam outras culturas e civilizações abaixo de suas ideias.
Como o etnocentrismo contribui para o racismo?
A partir da diferença da cor da pele, colocando o indivíduo que faz parte de outra cultura, principalmente as que os costumes são diferentes, de lado, o que influencia diretamente na escravidão e no subjugamento por parte desses indivíduos.
Sobre o posicionamento de Gilberto Freyre:
https://brainly.com.br/tarefa/24265349
5 - Sim. O conceito de civilização surge na antiguidade, onde podemos citar os gregos, que viviam em uma estrutura social estabelecida. Porém, a ideia de bárbaro sempre foi notada sob um olhar de sobreposição de uma cultura em relação a outra.
Como essa diferença acontece?
A partir de ideias como o fato dos indivíduos tidos como bárbaros não se vestirem como os "civilizados" se vestem, a forma de se comunicar, o estabelecimento de ideias e como esses povos avançam em suas culturas, entre outros olhares.
Por fim, definir uma cultura como bárbara ou primitiva é uma forma de praticar o preconceito.
Relação entre cultura e civilização:
https://brainly.com.br/tarefa/10315466
6 - Todas essas civilizações viam a escravidão como algo normal, porém, o sentido de escravizar está justamente no repúdio de uma classe de indivíduos, ou de sociedade, em relação a outras pessoas.
A escravidão acontece desde a antiguidade, porém, nos dias de hoje, essa ação é inconcebível, o que nos direciona para o olhar sobre o trabalho escravo e o trabalho infantil, que mesmo em 2022 ainda acontecem.
Sobre o trabalho infantil
Desde o início dos anos 2000, o trabalho infantil vem sendo um debate muito comum entre os órgãos federais, principalmente pela formação de leis de proteção a juventude como o Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo fato das condições que que uma criança precisa para sua formação não está no trabalho e sim na educação e socialização.
A transição do trabalho escravo para o assalariado
https://brainly.com.br/tarefa/5258675