Após a chegada dos dórios, a população de Esparta foi dividida em três grupos sociais: os esparciatas, os periecos e os hilotas. Explique as características de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio.
Explicação:
espero ter ajudado
Esparciatas: Eram o grupo social que tinham mais direitos, apesar de não serem o maior grupo, eram formados pelos cidadãos de Esparta. Os Esparciatas eram apenas aqueles que tinham pai e mãe espartanos, eles detinham todo o poder politico e eram obrigados a servir o exército, eram os unicos que poderiam ter terras ou posses. Eles que mandavam nos outros grupos sociais.
Periecos: Eram o grupo social, que em geral, eram formados por homens livres, normalmente estrangeiros, não tinham direitos politicos e tão pouco eram obrigados a servir no exercito, mas seus trabalhos em geral eram aqueles que os Esparciatas não trabalhavam, como no comercio e em trabalhos de artesões.
Hilotas: Eram os servos e escravos, os hilotas eram escravos ou servos dos outros grupos social, apesar de serem o maior grupo em números não detinham nenhum poder nenhum politico nem social. Esse grupo era muito oprimido pelos Esparciatas, que podiam fazer literalmente tudo com os Hilotas, a opressão era tanta que um dos rituais de passagem para entrar no exército espartano era matar varios hilotas livremente.