Filosofia, perguntado por rafaelabotelhoo, 1 ano atrás

Apos a antiguidade, que valores foram assumindo historicamente maior importância na concepção de felicidade? Em que contexto historico surgiram ? Oq significam ?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcells
351
Pra mim, O TRABALHO, após a revolução industrial, com o conceito de remuneração, as leis sindicais, e outros valores que foram atribuidos a força trabalhista, como a aposentadoria e outras coisas que agregam valor a vida, como um todo.

Através do "trabalho" e sua remuneração moldamos tudo que comporta nossa vida de forma confortável, portanto sendo o trabalho a principal fonte da felicidade.
Respondido por EduardoPLopes
34

Após a antiguidade, assumiram historicamente maior importância para atingir a felicidade a Piedade (durante a Idade Média), os prazeres (durante a Renascença) e a Prosperidade - Durante a Idade Moderna.

Para os medievais a vida humana era apenas um "estágio transitório" entre a vida humana terrena - por natureza imperfeita - e a vida no paraíso - que era totalmente perfeita -, de modo que "ser feliz" era se afastar do desejo e se aproximar da Piedade.

Já na Renascença a ideia de que a vida deve se limitar a cumprir com o que dita a fé, e abrir mão dos prazeres humanos, passa a ser questionada, de modo que passam a valorizar os prazeres da vida humana como essenciais para felicidade.

À medida que a sociedade vai se aproximando dos modelos capitalistas, cada vez mais o materialismo se torna mais importante para a felicidade, de modo que a prosperidade econômica - ter uma boa casa, boa comida e conforto físico - passam a ser - e de certo modo ainda o são - "igualados" com a felicidade possível.

Mais sobre a noção de felicidade em:

https://brainly.com.br/tarefa/14579787

Anexos:
Perguntas interessantes