Após a abolição da monarquia, os próprios romanos nunca cessaram de se referir ao sistema político como República (res publica, “coisa do povo, negócio do povo”), mesmo durante o período que chamamos de Império, que começa no fim do século I a.C. com a carreira de Augusto. Hoje, Augusto é chamado de primeiro imperador romano; os romanos, no entanto, referiam-se a ele como princeps, o “primeiro homem” (da República restaurada e prolongada). Esse é o sistema político normalmente chamado de Principado. Os romanos sem dúvida perceberam que a reestruturação de Augusto do Estado romano representou um ponto de virada na história, mas todos os “imperadores” (em nossos termos) que o sucederam continuaram a insistir que o governo deles permanecesse sendo “a República”.
Roma Antiga, p. 3. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
De acordo com o trecho anterior e os seus conhecimentos, o ponto de virada na história política de Roma após a chegada de Otávio Augusto ao poder pode ser percebido quando o:
imperador passou a adquirir mais poderes e isso, consequentemente, enfraqueceu o Senado.
imperador, apesar de concentrar mais poderes, fortaleceu a participação do Senado e dos plebeus.
Império vivenciou pela primeira vez uma democracia nos moldes de Atenas, contudo esse regime era liderado pelo imperador.
Império manteve a República, por essa razão não há diferenças políticas entre o período do Império e o da República.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
hi my name and lord has top channel lord channel
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás