História, perguntado por heloalmeidaa, 3 meses atrás

após a abdução de D.Pedro I, o brasil um período marcado por inúmeras crises

Soluções para a tarefa

Respondido por ragnacuk900
0

Resposta:

Correto

Explicação:

Após a abdição de dom pedro o período regencial entrou no poder e ocorreram muitas revoltas, como a dos farrapos.

Respondido por gabi280918
0

Resposta:

Explicação:

Depois do primeiro reinado começa o periodo regencial até o golpe da maioridade que inicia o 2° reinado

O período regencial é marcado por intensos conflitos político-sociais realizados em todo país e é dividido em Regência Trina Provisória, Trina Permanente, Una do Padre Feijó e Una de araújo lima.

Principais Conflitos

O período regencial foi marcado por instabilidades políticas e disputas internas. As más condições sociais e a pouca contribuição do governo central com as regiões fizeram surgir conflitos em diversos estados do Brasil. Os principais deles foram:

• Balaiada: realizada na província do Maranhão entre 1838 a 1841. Contou com a participação de escravos e fazendeiros.

• Cabanagem: movimento realizado na província do Grão-Pará (Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia) e teve como objetivo a independência da região.

• Guerra dos Farrapos: também conhecida como Revolução Farroupilha, aconteceu na área que atualmente se encontra o Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. Foi liderada pela elite gaúcha e apenas terminou no Segundo Reinado.

• Revolta dos Malês: realizada na Bahia em 1835, foi organizada por escravos de origem islâmica que buscavam liberdade religiosa.

• Sabinada: outro movimento baiano realizado entre 1837 e 1838, tinha como objetivo construir uma república separada do restante do país até a maioridade de D. Pedro II.

Perguntas interessantes