Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos "barões do café", para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro. O contexto do Período Regencial foi marcado A por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia. B por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central. C pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida. D pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos "barões do café". E pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais
Soluções para a tarefa
O contexto do Período Regencial foi marcado pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa E.
Quando ocorreu o Período Regencial?
Pode-se afirmar que o Período Regencial se deu entre os anos de 1831 e 1840, após Dom Pedro I abdicar do trono e antes de Dom Pedro II ocupar o mesmo. Ou seja, ocorreu depois do Primeiro Reinado e antes do Segundo Reinado.
Esse período foi marcado por alguns detalhes bastante característicos, como uma instabilidade política, já que quatro governos diferentes se fizeram presente em menos de dez anos. Houve também a ocorrência de diversas revoltas separatistas no país.
Veja mais sobre o Período Regencial:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805
#SPJ4