Geografia, perguntado por natanaelsilva1owlr5g, 1 ano atrás

apos a 2° guerra mundial o mundo passou a ser dominado por quais superpotência?​

Soluções para a tarefa

Respondido por souzar903ov0bjd
2
Pelos Estados Unidos

natanaelsilva1owlr5g: tem outra?
Respondido por alto2200p4tklo
1

Uma superpotência é um Estado com a capacidade de influir em eventos em escala mundial; é considerado um mais alto nível de potência.

Desde as primeiras grandes civilizações que se pode falar em superpotências, como: o Egito Faraônico, o Império Hitita, o Império Persa da Dinastia Aquemênida, o Império Macedônico e o Império Indiano da Dinastia Máuria. No início da Era Comum, pode-se dizer que o Império Romano e o Império Chinês da Dinastia Han eram os centros de polarização nas extremidades da Eurásia. Mais tarde na Idade Média viu-se o surgimento de potências como o Califado Omíada, o Império Chinês da Dinastia Tang, o Império Mongol e o Império Otomano. De acordo com estatísticas históricas e pesquisa da OCDE, até o início da Idade Moderna, a Europa Ocidental, a China e o subcontinente indiano representavam aproximadamente ⅔ do PIB mundial.[2]

Mas as superpotências que se fazem notar com maior relevância na sociedade atual são as que surgiram depois do século XV. Sendo que algumas delas ainda hoje existem. Sendo assim, as primeiras superpotências da Idade Moderna foram os Estados Ibéricos, nomeadamente os Reinos de Portugal e Espanha, que inauguraram a expansão ultramarina europeia, estabelecendo vastos Impérios Coloniais. A firmação do Tratado de Tordesilhas estabelecendo a divisão das terras descobertas por Portugal e Espanha, fez o mundo ser dividido entre essas superpotências.

Após uma série de guerras, no entanto, o Império Espanhol e o Império Português enfraqueceram-se, sendo que, o fim da Guerra dos Trinta Anos em 1648 viu a República Unida dos Países Baixos (Estado antecessor dos Países Baixos contemporâneos) transformar-se no país mais rico do mundo, além de ter ganho bastante hegemonia sobre o resto da Europa e sobre o resto do Planeta Terra.

Os Países Baixos perderam seu poder hegemônico no século XVIII, sendos superados pelo Reino Unido, com o Tratado de Utrecht, mas também pela França. Franceses e Britânicos passaram a disputar entre si a hegemonia mundial. Na França, o Rei Luís XIV (1638-1715) e mais tarde o Imperador Napoleão I (1799-1815) alcançaram a hegemonia francesa através do domínio econômico, cultural e militar da maior parte da Europa continental.

Após a derrota e o exílio de Napoleão, a hegemonia passou em grande parte para o Império Britânico, que se tornou o maior Império da história, com a Rainha Vitória (1837-1901) que governava mais de um quarto da população do mundo em seu ponto mais alto. O Império Britânico reunia as condições de ser o pioneiro da Revolução Industrial e ter a Marinha mais poderosa do planeta, tornando-se a principal potência mundial do século XIX até o início do século XX.

O termo foi aplicado primeiramente em 1943 ao Império Britânico, aos Estados Unidos e à União Soviética. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Império Britânico foi gradualmente descentralizado e desmantelado e os Estados Unidos e a União Soviética foram considerados como as duas únicas superpotências, logo rivalizaram-se na Guerra Fria.

Atualmente, a crença mais comum entre o jornalismo dominante e o mundo da academia considera que só os Estados Unidos cumpre os critérios a ser considerados uma superpotência. Às vezes, considerando a natureza unipolar do mundo, é descrito como uma

Brasil, Rússia, Índia e República Popular da China (os BRICs) parecem ter o maior potencial entre todas as outras nações de conquistar a posição de superpotência ou próxima de superpotência dentro do século XXI e muitas vezes são denominadas como superpotências emergentes.

A União Europeia tem o poder econômico sobre o mundo como os Estados Unidos, mas não possui poder militar comparável. Com isso, alguns consideram que apesar de não ser politicamente unificado, pode ser uma superpotência emergente ou já uma superpotência existente, dependendo do ponto de vista.

Os outros, contudo, duvidam da existência de outras superpotências, afirmando que o complexo mercado global de hoje e a interdependência crescente entre as nações do mundo fizeram do conceito de uma superpotência uma ideia do passado e que o mundo é multipolar agora.

Perguntas interessantes