aponte um ponto teológico um político e econômico para reforma protestante de ocorrido
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período.
Explicação:
os comerciantes burgueses eram malvistos pela Igreja. Segundo os clérigos, a prática da usura (empréstimo de dinheiro a juro) feria o sagrado controle que Deus tinha sobre o tempo.
Resposta: Boa noite vamos lá
Primeiro o que foi a Reforma Protestante:
É o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica.
Ponto Teológico
- A insatisfação de Martinho Lutero com as práticas da Igreja Católica. Pois a Igreja de Roma era naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental, e detinha um imenso poder, uma vez que era dona de terras e riquezas gigantescas.
Ponto Político
- Os reis da Europa tinham seu poder sustentado pela autoridade da Igreja, uma vez que era praticamente impossível manter-se no comando sem a aprovação do papa. Sendo assim, a Igreja Católica possuía o monopólio da vida política e religiosa europeia.
Ponto Econômico
- Na região norte da Europa, havia uma insatisfação muito grande com a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. Tal questão intensificava-se em um contexto em que as penínsulas Itálica e Ibérica estavam em franco desenvolvimento e enriquecimento, enquanto regiões como a que corresponde à atual Alemanha eram pobres e enfrentavam dificuldades econômicas.
Espero ter ajudado. Ótimos estudos!
Paz e prosperidade!!