Sociologia, perguntado por karolyne1303, 8 meses atrás

Aponte três características do nascimento da Sociologia, que ocorre no contexto dos derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, e explique porque a Sociologia é considerada uma ciência das sociedades que emergiram na esteira das revoluções industrial e intelectual.


wevertoninacio629: fdssssss

Soluções para a tarefa

Respondido por lainesantos26
7

Explicação:

A Sociologia surge como uma das manifestações do pensamento moderno, de desagregação da sociedade feudal e consolidação do sistema capitalista. Impulsionado por duas grandes Revoluções ocorridas no século XVIII, a Revolução Francesa e a Industrial, o pensamento moderno vai se consolidando. A criação da Sociologia é atribuída ao francês Auguste Comte.

A sociedade feudal era regida por meio de obrigações ditadas pela religião (Deus como centro e explicação de todos os fenômenos) e pelo ritmo da natureza, já que as pessoas tinham como meio de subsistência a agricultura.

O pensamento moderno vai substituindo pouco a pouco o feudal, as explicações científicas para os fenômenos vão se sobrepondo àquelas baseadas na religião. A sociedade passa a ser vista como construção do trabalho e da invenção humana. A ciência moderna começa a se constituir tendo como princípio a razão, ideia de observar fatos e fenômenos e dar explicações lógicas.No século XIX já se encontra um cenário em que é possível a liberdade de pensamento e em que a ciência deve explicar todos fenômenos, físicos, culturais e sociais. Neste contexto surge a Sociologia como ciência e a ideia de que se deve explicar a sociedade do mesmo modo que a física.

A Revolução Industrial teve como ideal as inovações técnicas, que permitiram o desenvolvimento de instrumentos mais eficientes, tornando o anterior obsoleto. Estes ideais de que “o novo” e “as mudanças” são algo contínuo estão presente até os dias atuais.

Contudo a Revolução Industrial não se tratou apenas de inovações científicas, mas de uma nova organização da sociedade. Modificaram-se as relações de trabalho, o modo de pensar, as instituições, hábitos e costumes.

A atividade artesanal foi transformada em manufatureira, o artesão independente, agora assalariado, precisou lidar com novas formas de trabalho e de conduta, submetido a rígida disciplina e severas horas de trabalho. Agricultores que saíram do campo para o trabalho nas cidades, mudaram radicalmente seu modo de vida.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes