Química, perguntado por laurienquadrostiepo, 11 meses atrás

APONTE quais tipos de ligações moleculares existem

Soluções para a tarefa

Respondido por Mistuyc
0

Resposta:

Ligação iônica

Ligação covalente

Ligação covalente dativa

Ligação metálica

Explicação:

A ligação iônica é aquela em que ocorre a troca definitiva de elétrons entre os átomos. Podemos observá-la sendo realizada entre metais e ametais ou metais e hidrogênio. Nessa ligação, uma espécie doa elétrons e a outra recebe elétrons. Observe o exemplo a seguir com a ligação entre um átomo de sódio (Na) e um de cloro (Cl)

A ligação covalente, também chamada de ligação molecular, é aquela em que ocorre o compartilhamento de elétrons pelos átomos participantes. Observamos sua ocorrência entre átomos que tendem a receber elétrons, como os ametais e o hidrogênio. Observe o exemplo a seguir com a união dos átomos de hidrogênio e oxigênio.

Ligações metálicas

A ligação metálica ocorre entre átomos de elementos metálicos. Sendo assim, os compostos metálicos (também chamados de ligas metálicas) apresentam muitas características semelhantes às desses elementos.

A união dos átomos nesse tipo de ligação ocorre em função do “mar de elétrons” presente na estrutura. Os metais são espécies que têm facilidade de doar elétrons (pelo menos, bem mais do que de recebê-los), pois seus elétrons de valência estão bem afastados do núcleo e também apresentam baixa interação com o núcleo.

Resumo

  • As ligações químicas ocorrem pela união dos átomos dos elementos químicos que buscam estabilidade.
  • Uma das mais conhecidas regras para explicar a união atômica é a regra do octeto: os átomos tendem a ter oito elétrons na sua camada mais externa (camada de valência).
  • A ligação iônica é formada por átomos doadores e receptores de elétrons. Ocorre entre a interação dos íons e tem uma natureza de forte ligação.
  • A ligação covalente é formada por átomos receptores de elétrons. Ocorre o compartilhamento de elétrons entre as espécies envolvidas.
  • A ligação metálica ocorre por aproximação dos átomos de metais, ocasionada pela existência do “mar de elétrons livres”, disponibilizados pelos metais ligantes

Perguntas interessantes