Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os grupos sociais que estavam envolvidos no ciclo do café eram os fazendeiros (donos das grandes produções de café), os africanos escravizados (trabalhavam sem remuneração) e imigrantes europeus (trabalhadores remunerados).
Os grupos sociais presentes no ciclo do café são os grandes latifundiários (ou barões do café), os escravos, os imigrantes e trabalhadores livres.
Os fazendeiros investiam na lavoura de café e eram proprietários dos escravos que trabalhavam na fazenda. Os imigrantes vieram trabalhar nas lavouras como assalariados, principalmente no pós-abolição.
Trabalhadores livres podiam fazer serviços como o transporte do café até os portos. Ferrovias foram construídas para a realização do trajeto.
Onde ocorria o cultivo do café?
O cultivo era se desenvolveu no Vale do Ribeira, Oeste Paulista, Vale do Paraíba e Baixada Fluminense. O ciclo do café durou de 1800 até 1930.
Características do ciclo do café
- Produção voltada para a exportação.
- Grandes propriedades rurais, monocultura.
- Utilização de mão de obra escrava.
- A partir da metade do século XIX, uso do trabalho imigrante (maioria italianos).
Leia sobre os ciclos econômicos no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/17472052
#SPJ2