História, perguntado por Hwasahh, 10 meses atrás

Aponte quais as camadas sociais formavam a sociedade da Roma Antiga

Soluções para a tarefa

Respondido por marhlavnicka
3
Patrícios
Plebeus
Clientes
Escravos
Libertos
Respondido por meiodesesperado30
0

Resposta:

Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram a minoria que ficava no topo da hierarquia social romana. Eram muito ricos, ocupavam os cargos mais importantes e eram proprietários de terras.

Clientes: sujeitos livres que na prática eram dependentes dos patrícios; os clientes eram basicamente refugiados pobres e estrangeiros. Deviam ajuda aos patrícios em troca do apoio jurídico e econômico destes.

Plebeus: a esmagadora maioria da sociedade romana; eram todos os livres que não eram patrícios ou clientes; os escravos libertos também contam em tese mas costumam estar em uma categoria a parte. Os plebeus tinham poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.

Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma, os escravos eram presos de guerra e pessoas que contraíram dívidas que não puderam pagar. Os escravos eram considerados bens e mercadorias porém o antigo direito romano reconhecia o caráter humano do escravo contendo diversas regras e formalidades a respeito de como tratar um escravo.

Haviam também certas regras formais e informais para libertar escravos, por exemplo: chamar o escravo para se alimentar na mesa do senhor frente a algumas testemunhas, presentear um escravo com um chapéu.

Libertos: ex escravos que obtinham a liberdade através do abandono, da concessão do dono ou da compra da própria liberdade.

Explicação:

Perguntas interessantes