História, perguntado por TentandoAprender13, 1 ano atrás

aponte os motivos de descontentamento no exército brasileiro

Soluções para a tarefa

Respondido por erikgomesdosanjos
27

O Descontentamento do Exército : Com a vitória na Guerra do Paraguai, em 1870, o Exército ganhou importância política e passou a contestar as estruturas político-sociais do Império adotando uma política antiescravista e republicana (influência do positivista Benjamim Constant). O descontentamento em relação ao tratamento dispensado pelo Império ao Exército redundou em vários incidentes envolvendo a oficialidade, entre 1884 e 1889, conhecidos como a "questão militar".

Respondido por maxinejane1970
2

Explicação:

Desde o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, os militares passaram a ter uma maior visibilidade no cenário político nacional. De uma simples e mal organizada instituição, o Exército passou a atrair os olhos de vários jovens provenientes de classes sociais menos abastadas. Apesar da vitória em terras estrangeiras, os salários e a própria carreira dos militares não eram alvo da atenção das autoridades monárquicas.

Com o passar do tempo, podemos ver que muitos militares passaram a assumir posições contrarias à manutenção do regime monárquico brasileiro. Do ponto de vista ideológico, vários militares já se mostravam simpatizantes ao positivismo. Segundo essa escola de pensamento, uma República forte, centralizada e orientada por princípios racionais representava o melhor dos sistemas de governo a ser seguido. Nesse aspecto, vemos mais uma das bases que fomentaram a oposição dos militares ao Império.

Perguntas interessantes