Filosofia, perguntado por MariiaA46, 9 meses atrás

aponte os fatores que fazem Tales de mileto um filósofo

Soluções para a tarefa

Respondido por julianodr
1

Resposta:

Tales era o típico filósofo observador inquieto, o que o fez formular uma origem racional para o Universo, impulsionando-o a cultivar a matemática de modo sistemático e a estudar a astronomia na tentativa de entender como tudo funcionava.

Ao questionar as explicações mitológicas sobre a origem do Universo, baseadas nos deuses e titãs da mitologia grega, Tales estava iniciando o primeiro movimento filosófico do Ocidente. Aristóteles diz que, apesar de Tales ser o primeiro filósofo, a palavra filosofia foi criada anos mais tarde por Pitágoras de Samos.

Tales de Mileto iniciou uma busca pela origem do Universo (cosmologia), tentando saber qual seria o elemento gerador (arché) de toda a natureza, objeto denominado pelos gregos antigos pela palavra physis. Para Tales, esse elemento gerador de tudo era a água. O filósofo constatou essa teoria ao observar que todas as formas de vida possuíam algum nível de água em seus corpos, que o ar possuía umidade, o que o levou a pensar que até os minerais eram compostos de pequenas quantidades de água imperceptíveis.

A predisposição inicial de Tales de estudar a origem do Universo, e as suas observações, deu origem à filosofia, que, por sua vez, deu origem a todas as ciências que surgiram. Podemos dizer que o movimento em busca do conhecimento (que caracteriza a humanidade até os dias de hoje), além do alto desenvolvimento das ciências e das técnicas, deve-se muito a Tales, pois o seu primeiro passo foi fundamental para que a humanidade tomasse o curso que tomou no desenvolvimento científico.

Explicação:

Perguntas interessantes