História, perguntado por ceciliasousalessa, 1 ano atrás

Aponte o momento da história brasileira em que o trabalho livre ganhou impulso e explique os fatores que colaboraram para essa transformação

Soluções para a tarefa

Respondido por famosaqlc2p9d11a
10
1 resposta · Ajuda para Lição de Casa 

 Melhor resposta

1. Na decadência do 2º. Reinado, onde os cafeicultores do Vale do Paraíba e Oeste Paulista começaram a trazer imigrantes da Europa para trabalharem nas faznedas de café. O trabalho escravo tornara-se, então, caro pois a lei Eusébio de Queiroz (não tenho certeza do nome) abolira o tráfico de escravos, e manter essas mão-de-obra era caro. 
E também, lá em cima, na América do Norte, os EUA surgiam como uma das maiores potências do mundo. O café é uma bebida que deixa quem o toma mais ligado e talz. Portanto passou a ser valorizado. O Brasil era o maior produtor da época e baseou sua economia nele, do final do 2º Reinado até boa parte da República Velha. 

2. Em 1888 o Brasil abole a escravidão por pressão interna (que eu citei acima) e externa - pressão inglesa que queria, entre outras coisas, mais mercado consumidor. Antes disso, já haviam imigrantes trabalhando e vindo, com promessas mentirosas de emprego bom - Europa em crise devido às Revoluções dos Povos. Quando a princesa Isabel - que não fumou um baseado - aboliu a escravatura, não acabou assim, de repente, o trabalho escravo. Os caras ficaram livres. Mas iam para onde? Voltar pra África? Não, né. Acabram por continuar presos às propriedades e desenvolverem trabalhos semelhantes aos que faziam antes de 1888. 
Foi mesmo na República Velha que o trabalho foi gradativamente sendo substituído pela mão de obra operária. Não sei se lembra, mas quando Vargas industrializa o país nos anos 30, o número de operários chega a 200 mil, por aí. 
P.S.:O Brasil foi o penúltimo país do mundo a abolir a escravidão. Fica só a frente de Cuba. 

3.A Lei do Ventre Livre acaba funcionando como eu disse quando a Escravidão foi abolida. O nascido de escravos era livre, mas preso a terra por não ter onde ir. Acabava ficando lá mesmo trabalhando. Pra você, isso é liberdade? E a Lei dos Sexagenários? 
Quantos escravos chegavam aos 60 anos? Quase nenhum. Se mais da metade dos escravos morriam no navio antes de chegar aqui, imagina vivendo uma vida de trabalho subumano. 
Por fim, essas leis foram paleativas, ou seja, eram conversa fiada e serviram de enrolação para abolir o trabalho escravo. 

4.Bem, o 2º. Reinado, assim como o 1º., viveu sucessivas crises e conflitos. Diversos conflitos internos como a Cabanagem, Sabinada e a Guerra dos Farrapos. Não se você lembra de 1864/1870. A Guerra do Paraguai. Além do exército, obviamente, quem mais lutou? Os escravos. Muitos escravos lutaram na Guerra, pois se sobrevivessem seriam libertos. 
Consequência foi o crescimento de ideais republicanos dentro do Exército. Este passou a exercer força política, e foi este mesmo que deu o Golpe Militar em D. Pedro 2º. em 1889. Oras, a mão de obra escrava era até então a fonte de renda. Lembra da pressão Inglesa, com interesses econômicos? Então? E o surgimento das lavouras de café? Para piorar, a Igreja Católica rompeu ligações com o Império em 1872, quando bispos de Olinda e de Belém tomaram medidas contra a maçonaria, ligada ao Império, diminuindo a influência do mesmo na religião. 
Sem força, D.Pero nada pode fazer em 1889, quando o Exército tomou o poder. Ele fuigiu para a França, onde morreu. Espero que tenha entendido. 

5. Membros da elite agrária, da camada civil e o Exército. Porém, eles tinham interesses antagônicos. Em um primeiro momento eles se uniram para derrubar D. Pedro. Depois se revoltaram uns contra os outros, culminado na vitória da elite agrária. Eles apoiaram a República porque viam nela um meio de terem seus interesses garantidos. 

Respondido por irmas16171218
4

1 - O trabalho livre ganhou impulso, na história do Brasil, em 1850, quando foi oficialmente proibido o tráfico negreiro e começou o grande projeto de trazer para o Brasil imigrantes europeus, que realizavam a transição do trabalho do modelo escravagista para o trabalho livre.

Colaboraram para esta mudança a necessidade cada vez maior de produzir manufaturados e desenvolver um mercado interno forte, de modo a acelerar o desenvolvimento econômico nacional.

2 - Em 1888, com a promulgação da Lei Áurea, o Brasil passou a ter apenas trabalhadores livres, embora, de maneira ilegal, ainda persista, em algumas regiões, uso de trabalho em condições análogas à da escravidão.

Perguntas interessantes