Química, perguntado por me588475, 4 meses atrás

Aponte em cada modelo a seguir as características que contrariam a proposta de modelo atômico atual: o átomo constituído de núcleo e eletrosfera, considerando as partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. Assim, responda V para verdadeiro e F falsa, corrigindo as falsas.

I. Átomo dos gregos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo (do grego átomo = indivisível). ( ) ______________________________________________________________________________________________ I. Átomo de Dalton: uma esfera maciça, homogênea, divisível, indestrutível e possuía carga elétrica. ( ) ______________________________________________________________________________________________ III. Átomo de Thomson: o átomo como uma grande esfera negativa com elétrons ao redor do núcleo do átomo ( )_____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ V. Átomo de Rutherford: o átomo consiste em um núcleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região extranuclear, que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos. ( )____________________________________________________ ________________________________________________________________________​

Soluções para a tarefa

Respondido por mauriciosantana32
0

Resposta:Segundo os gregos e o seu modelo filosófico, o átomo seria a menor partícula existente, e, portanto, sem núcleo e sem eletrosfera.

II. Segundo o modelo de Dalton, o átomo seria maciço, homogêneo e sem carga. O que contraria o modelo atual, o qual prevê a existência de subpartículas com diferentes cargas no átomo.

III. Os elétrons, de acordo com o modelo atual, não são fixos. Muito pelo contrário, eles se movimentam em uma grande região do átomo chamada de eletrosfera.

IV. Segundo o modelo de Rutheford, os elétrons assumem orbitas aleatórias. Contudo, atualmente sabe-se, que a localização dos elétrons depende da quantidade de energia.

Explicação:

Perguntas interessantes