Aponte e explique três consequências econômicas importantes para a sociedade brasileira decorrentes da implantação do Plano Real em 1994 e da política econômica adotada no contexto dos governos Itamar Franco (1992-1994) e do primeiro governo Fernando Henrique Cardoso (1995-1998).
Soluções para a tarefa
Ao contrário do que se prega em relação a uma economia de caráter neoliberal no Brasil, atribuindo ao governo FHC uma série de medidas econômicas tomadas antes mesmo deste se tornar presidente, foi no começo da década de 1990, com o governo Collor, que ela começa a se desenhar no país. Em 1989, aconteceu o que ficou conhecido como “Conselho de Washington” – reunião com economistas de países como o México, Argentina e Brasil com a intenção de sugerir medidas econômicas para tentar sanar os juros da dívida externa e organizar as contas internas de países em dificuldade. Algumas dessas medidas: menor intervenção do Estado na economia, abertura dos mercados nacionais aos produtos estrangeiros, diminuição dos investimentos na área social, combate à inflação, entre outras. Após o processo de impeachment sofrido por Collor, assume seu vice, Itamar Franco. Com amplo apoio do Congresso Nacional, e seguindo as indicações do “Conselho de Washington”, o governo começa a colocar em prática medidas liberalizantes, dentre elas, um plano de estabilização monetária que ficaria conhecido com “Plano Real”. A questão pede uma resposta que coloque e explique consequências econômicas decorrentes do Plano Real e da política econômica implementadas por Itamar e FHC (neoliberal), e não o que foi o Plano Real. O que o enunciado não deixa claro é que se tais consequências podem ser vistas de uma maneira positiva ou mesmo negativa, o que abre o leque de interpretação, deixando o candidato mais à vontade para responder. Podemos pontuar a estabilidade financeira do país, o controle da inflação e o enxugamento da máquina estatal brasileira, levando o país a entrar de vez numa política mundial globalizada. Contudo, abrindo o Brasil ao mercado externo, tivemos um volume assombroso nas importações e uma diminuição drástica nas exportações. O aumento na taxa de juros permitiu a entrada de capital estrangeiro especulativo e, junto com as elevadas importações, uma desestruturação das estatais por conta de uma intensa privatização, acabou desestabilizando o governo. Muitas das medidas para controlar a inflação tiveram um impacto social intenso, como o baixo crescimento econômico, desemprego e a perda de direitos sociais, uma vez que o governo cortou gastos em setores prioritários como educação e saúde, numa tentativa de conter gastos.
O Plano Real trouxe a estabilidade econômica em uma moeda brasileira, controlou a hiperinflação, mas também criou o aumento das taxas de juros no mercado brasileiro.
Consequências do Plano Real
Primeiramente, o Plano Real garantiu uma estabilidade econômica ao Brasil. Tanto é que, até hoje, já são 28 anos da moeda, ao contrário dos anos 80, quando tivemos o Cruzeiro, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro de novo, Cruzeiro Real e só depois o Real, tudo isso em 13 anos.
Outra consequência importante foi o controle dos preços, acabando com a hiperinflação, que antes chega aos 90% ao mês. Então, essa foi considerada uma das grandes conquistas do Real.
Por fim, o governo também aumentou as taxas de juros para evitar uma explosão de consumo e, consequentemente, uma volta da inflação. Desde então, os juros na economia brasileira estão entre os mais altos do mundo.
Para saber mais sobre o Plano Real, clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/46722831
#SPJ2