Geografia, perguntado por kaylaneraynara36, 9 meses atrás

Aponte e explique dois motivos que levam a CEI a apresentar movimentos separatistas. Cite dois
movimentos separatistas que ocorrem ou ocorreram na região da CEI​

Soluções para a tarefa

Respondido por GiuliaSouza15F
2

Resposta:

Explicação:

A Rússia é um dos exemplos mais evidentes do descompasso existente entre a construção das fronteiras políticas representadas pela soberania dos Estados e as diferentes nações que integram essas localidades. Dessa forma, esse país – assim como os demais Estados da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – abriga em suas regiões verdadeiros mosaicos étnicos que, em muitos casos, procuram constituir a sua própria autonomia e independência.

Em alguns casos, grupos tidos como terroristas realizaram inúmeros atentados e ameaças públicas ao governo russo que, em muitos casos, reprimiu duramente os seus opositores. Nas vésperas das Olimpíadas de Inverno de 2014 em Socchi, por exemplo, um grupo extremista anunciou um vídeo prometendo realizar ações terroristas durante aquilo que foi classificado como “jogos satânicos”.

Muitas das questões envolvendo os grupos separatistas na Rússia e nas demais ex-repúblicas soviéticas devem-se, primeiramente, a esse pluralismo nacional existente nessa região e, em segundo lugar, à antiga postura do governo de Josef Stalin ao implantar a chamada “política do liquidificador”. Nessa conjuntura, a administração soviética forçou a dispersão das diferentes composições por todo o território pertencente à URSS, envolvendo usbeques, russos, tajiques, cazaques, quirguízes e muitos outros grupos.

A zona russa que apresenta focos de tensões é a região do Cáucaso, uma localidade que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, onde está situada uma cadeia de montanhas de igual nome, cercada pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio (veja o mapa abaixo). As principais repúblicas que prezam pela independência nessa região são a Chechênia e o Daguestão.

Perguntas interessantes