História, perguntado por fc329727, 1 ano atrás

aponte dois aspectos que contribuiram para a tensao entre o governo de vargas e o estado de sao paulo,em 1932

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
164
Em 1930, através de um golpe de Estado, Getúlio Vargas derruba o presidente paulista eleito Júlio Prestes, iniciando um governo provisório até a criação de uma nova constituição. A perda de poder dos paulistas de forma tão imediata causou insatisfação neles, e por isso, queriam derrubar Vargas a todo custo. E o que enfureceu ainda mais os paulistas foi Vargas não dar autonomia para seus governadores, deputados, chegando no caso de ele mesmo nomear outra pessoa para assumir a função. Assim, o desespero tomou conta dos paulistas, que em 9 de julho de 1932 decidiram partir pra cima do governo, iniciando a Revolução Constitucionalista.
Respondido por makmorales
62

Os dois aspectos que geraram a tensão entre o Governo de Vargas e o estado de São Paulo foram a Revolução de 1930, onde Vargas assume o poder com apoio militar, além de sua luta pela quebra da política do Café com Leite e do poder das oligarquias agrárias.

Na Política do Café com Leite o Estado de São Paulo sempre saía favorecido, pois elegia sempre governadores e presidentes alinhados com os interesses de suas oligarquias agrárias.

Quando Getúlio Vargas assumiu o poder e decidiu acabar com essa forma de política e de poder, modernizando o Brasil e mudando o modelo econômico de um modelo agrário-exportador para industrializado e de consumo de bens e serviços, os paulistas buscaram retaliar o presidente.

Para mais sobre o governo Vargas, visite:

https://brainly.com.br/tarefa/21023855

Anexos:
Perguntas interessantes