Geografia, perguntado por CarolinaPotter18, 1 ano atrás

aponte as relações entre a cafeicultura , Primeira guerra Mundial (1914-1918) e industrialização do Brasil , Particularmente da Região Sudeste .

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1374

A cafeicultura era, na época, a principal atividade econômica do Brasil, e os oligarcas do café eram os "senhores" da política nacional, conduzindo a economia de modo a não interferir em seus interesses, o que prejudicava o desenvolvimento industrial.

"Tudo ia bem" até que, com a Primeira Guerra, a Europa não podia mais exportar produtos industrializados para o Brasil, de modo que a indústria nacional -que se concentrou no Sudeste - ganhou um rápido e grande incentivo (abastecer o mercado interno), tendo crescido rapidamente no período.

Respondido por pedropedrada058
102

Resposta:1) As relações entre a cafeicultura, Primeira Guerra Mundial e industrialização na região Sudeste é que as exportações de café que enriquecia os cafeicultores permitiu um acúmulo de capitais que posteriormente foram investidos nas primeiras fábricas brasileiras.

Com a Primeira Guerra Mundial, houveram dificuldades para importar produtos industrializados, o que levou o Brasil a estimular desenvolvimento de diversos setores industriais no território, principalmente na região Sudeste, onde a economia cafeeira se desenvolveu.

2) O Brasil é considerado um país de industrialização tardia porque seu processo de industrialização começou muito depois de países como a Inglaterra, que começou seu processo industrial ainda no século XVIII, por volta de 1760.

O processo de industrialização brasileira concluiu sua primeira etapa em 1930 com a implantação da indústria de bens de consumo duráveis. Em 1980, concluiu a sua segunda fase com a instalação da indústria de bens de produção e capital, com cerca de 80 anos de atraso em relação aos países desenvolvidos.

3) Ocorre ''declínio relativo na atividade industrial da Região Sudeste e do estado de São Paulo'' porque trata-se de uma região intensamente industrializada, onde o crescimento industrial devido ao alto nível de industrialização se torna mais lento quando comparado à outras regiões e estados do Brasil.

A industrialização do Brasil, assim como em outros países subdesenvolvidos promoveu grandes transformações na paisagem urbana. Várias fábricas foram construídas e o mercado consumidor se ampliou, mas a urbanização acelerada trouxe problemas como o surgimento de numerosas favelas, trânsito caótico, poluição e outros.

Bons estudos!

Explicação:

Perguntas interessantes