Aponte as regiões sul-americanas onde se concentram os vulcões e os terremotos mais intensos. Justifique sua resposta explicando porque a ocorrência desses fenômenos é mais comum nesta região.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As regiões mais sujeitas a terremotos e vulcões são regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana, na região andina.
Explicação:
Placa Sul-Americana – Com extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, a placa Sul-Americana está localizada na América do Sul. O Brasil localiza-se no meio dessa placa. Forma uma zona de Convergência com a placa de Nazca e uma zona de divergência com a placa da África (os dois continentes afastam-se 3 centímetros por anos).
Resposta:
As regiões sísmicas instáveis do continente sul-americano se encontram nos países andinos (Chile, Equador, Peru, Bolívia e Venezuela). Tais regiões estão inseridas na junção das placas tectônicas Sul-Americanas, placa de Nazca e a placa do Caribe.
Diante de tal fato, as cidades constantemente são acometidas por fenômenos geológicos (sobretudo o vulcanismo e o tectonismo) devido a grande proximidade com a junção de tais placas.