Aponte as principais causas da primeira guerra mundial .Quais foram os principais paises envolvidos e ao final do conflito qual a proposta apresentada pelo presidente norte americano Woodron Wilson para que se pudesse estabelecer a paz mundial?
Soluções para a tarefa
CAUSAS:
- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias
- No final do século do século XIX e começo do XX, as nações européias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região.
- A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo).
- O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina).
PRINCIPAIS PAISES ENVOLVIDOS:
- França
- Reino Unido
- Império Russo (Rússia)
- Canadá
- Sérvia
- Itália (pertencia a Tríplice Aliança, porém passou para o lado da Entente em 1915)
- Estados Unidos da América
- Bélgica
- Japão
- Austrália
- Canadá
- Nova Zelândia
- Portugal
- Romênia
- Reino de Montenegro
- Brasil
- Polônia
TRÍPLICE ALIANÇA (IMPÉRIOS CENTRAIS)
- Alemanha
- Império Austro-Húngaro
- Império Otomano
- Bulgária
PROSPOSTA DE WOODRON WILSON “14 pontos de Wilson” ou “14 pontos para a Paz”
Segundo o tratado, as nações não deveriam mais firmar acordos diplomáticos que não fossem reconhecidos publicamente. Além disso, acreditava que a livre navegação e o comércio deliberado entre as nações reforçassem o elo e a cooperação internacional. No que tange ao militarismo, acreditava que os aparatos militares deveriam se restringir somente àquilo que fosse necessário para a manutenção da segurança nacional.O último e mais importante conteúdo do tratado norte-americano sugeria a formação de uma “associação geral” (ou seja, internacional) que tivesse a missão de resguardar a autonomia política e territorial das grandes e pequenas nações. Através desses princípios, eram lançadas as bases para a construção da Liga das Nações.