História, perguntado por Walisondaniel, 1 ano atrás

Aponte as diferenças entre a igreja luterana, a calvinista, e a anglicana

Soluções para a tarefa

Respondido por wmassine
81
Bom, então vamos às diferenças e semelhanças entre as elas: 
- Na Luterana, não existe um "papa" ou líder superior. Na Anglicana, o rei ou rainha do Reino Unido é quem faz esse papel (entretanto, é uma relação bem diferente da que os católicos têm com o papa); 
- Nem luteranos, calvinistas e nem anglicanos adoram santos ou veneram relíquias; 
- Ambas são protestantes, na medida em que não estão subordinadas ao Vaticano nem ao papa; 
- Ambas são reformadas, pois receberam influências diretas da Reforma Protestante dos anos 1500; 
- A Luterana e calvinista não se considera católica; a Anglicana, sim; 
- O sistema de organização (pastores, pastores-sinodais/bispos, igreja/templo/abadia) de uma e de outra são bem diferentes. 
- As doutrinas de uma e de outra convergem em alguns pontos e divergem em outros. 

A Igreja Luterana, como o próprio nome sugere, está diretamente ligada a Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante dos anos 1500. Podemos dizer que ela é a "igreja protestante original", pois foi a primeira a surgir do rompimento com a Igreja Católica Apostólica Romana naqueles tempos. 
Já a Igreja Anglicana, como alguém já disse aqui, é a Igreja Católica na Inglaterra. Ela não segue o Papa, porém, tem vários pontos em comum com o Catolicismo. Foi instituída pelo rei Henrique VIII, que, segundo aprendi na escola, queria separar-se da esposa para casar-se com outra mulher, algo que Roma não permitia - ainda mais para ele, que era rei. Assim, ele foi na "onda" de Lutero, Calvino e Cia. e "reformou" a igreja de seu país. É interessante notar que a Igreja Anglicana considera-se católica, protestante e reformada ao mesmo tempo. 
A reforma Calvinista, iniciada pelo francês João Calvino, começou como uma reforma Luterana, mas divergiu quando pregou que a salvação se dava pelo trabalho justo e honesto - o que atraiu a nascente burguesia da época - e pela tese da predestinação - no qual a pessoa já nasce com sua vida definida. O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana.
Abraços!
Perguntas interessantes