Aponte a origem da eliminação dos clorofluorcarbonos Urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:Os clorofluorcarbonetos (CFC) são compostos artificiais que possuem carbono, flúor e cloro em sua estrutura. Eles são compostos pertencentes a função química dos haletos orgânicos que são estruturas que apresentam halogênios ligados à cadeia carbônica. Eles são gasosos e possuem um efeito muito nocivo à camada de ozônio por reagirem com o gás ozônio e transformá-lo em gás oxigênio ocasionando a degradação da mesma. Segundo estudos esses gases contribuem em 14% para a destruição desta camada e isso ocorre conforme a reação abaixo:
CFC + Luz + 2O3 → 3O2 + Cℓ
Atualmente como alternativa aos CFC’s foram desenvolvidos os HCFC’s ou hidroclorofluorcarbonetos, que causam menos danos à estratosfera, porém causam aumento do efeito estufa. Em 2009 os membros das Nações Unidas firmaram o acordo do Protocolo de Montreal que dispõem de legislação para eliminar a produção e o uso dos tipos de CFCs. O Brasil se comprometeu na década de 90 em reduzir consideravelmente o uso desses gases até 2010. Porém, os danos à camada de ozônio são imensos e podem demorar décadas, ou até séculos, para que possam ser revertidos.
O Plano Nacional de Eliminação de CFCs (PNC), aprovado em julho de 2002 durante a 37ª Reunião do Comitê Executivo do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal - FML, representou o compromisso do Governo Brasileiro em eliminar o consumo dos clorofluorcarbonos (CFCs) em todos os setores no País até 1° de janeiro de 2010. Suas ações abrangeram investimentos nos setores de refrigeração, espuma, aerossóis, solventes, esterilizantes e Inaladores de Dose Medida (MDIs).
O PNC priorizou o banimento de substâncias como CFC-11, CFC-12, CFC-113, CFC-114 e CFC-115 com foco em duas ações:
1) Implementação de projetos de conversão tecnológica; e
2) Gerenciamento do passivo existente em equipamentos antigos por meio da instalação de centrais de regeneração e unidades de reciclagem, treinamento de técnicos em refrigeração e distribuição de equipamentos para recolhimento de CFC e posterior reciclagem e regeneração do gás.