aponte a importância do relevo na formação hidrográfica do sudeste
Soluções para a tarefa
<<<<Resposta>>>>
Seu relevo também é um dos fatores que contribui para a hidrografia da região, além disso, como é acidentado favorece a formação de rios com corredeiras e cachoeiras, dentre as principais estão as do Marimbondo, Urubupungá e Salto Grande.
Espero ter ajudado! S2 ༼ つ ◕w◕ ༽つ✿
Resposta:
O relevo acidentado da região Sudeste propicia uma grande distribuição de águas fluviais para as outras regiões do país. Devido a isso, há duas grandes bacias hidrográficas na região — bacia do Paraná e bacia do São Francisco —, além de três regiões hidrográficas — atlântico sul, sudeste e leste.
A bacia do Paraná está presente nos estados de Minas Gerais e São Paulo, com importantes rios que contribuem com o abastecimento de água e a geração de energia elétrica para a população. Como destaque, citamos os rios Tietê, Grande e Paraná. Há também usinas hidrelétricas nessa bacia, como a usina de Furnas, em Minas Gerais.
Já a bacia do São Francisco é fundamental para Minas Gerais, único estado presente nela. O rio São Francisco nasce na serra da Canastra e é essencial para o abastecimento da região metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte. Esse rio corre no sentido sul–norte, tendo sua foz na região Nordeste.
Rio Doce, em Minas Gerais, após o desastre ecológico de janeiro de 2019.
Rio Doce, em Minas Gerais, após o desastre ecológico de janeiro de 2019.
A região hidrográfica atlântico sul está presente no extremo sudeste de São Paulo, tendo sua importância maior na região sul do país. Já a região atlântico sudeste é presente nos quatro estados, tendo os seguintes rios como destaque: rio Doce, que nasce em Minas Gerais, passa pelo Espírito Santo e deságua no oceano Atlântico; rio Paraíba do Sul, que percorre uma importante área industrial paulista; e rio Ribeira de Iguape, que nasce no Paraná e tem sua foz no estado de São Paulo.
Explicação: