aponte a diferença entre as propostas anarquistas e os principios defendidos pelos socialistas científicos:
Soluções para a tarefa
Resposta:Os movimentos de esquerda, mesmo tendo como principal foco a transformação social, não foram sinônimo de plena harmonia. Durante a ascensão dos movimentos contrários ao governo liberal e a economia capitalista, podemos observar bem essa diferença na cisão ideológica acontecida entre socialistas e anarquistas. Para ambas as facções a condução da experiência revolucionária deveria passar por diferentes etapas.
Os socialistas acreditavam que a instalação do comunismo deveria acontecer por meio da formulação de um novo Estado controlado por trabalhadores. Seria por meio da chamada Ditadura do Proletariado que as etapas do desenvolvimento social e econômico culminariam na eliminação desse governo e a adoção de um regime comunista. Contrário a esse “novo Estado necessário” os anarquistas promoviam uma diferente compreensão.
Explicação:
Com a publicação do Manifesto Comunista em 1848, o mundo se viu diante de novos conceitos que abordavam um tipo diferente de sociedade. Todavia, além das ideias presentes no Manifesto de Marx e Engels, existem outros tipos de conceitos que devem ser abordados.
Afinal, existe uma diferença entre anarquismo, socialismo científico e socialismo utópico?
1. Socialismo científico
Foi desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, que estudaram o funcionamento do capitalismo e identificaram a existência da luta de classes e a teoria da mais-valia.
Para eles, só a partir do esgotamento das forças motrizes do capitalismo é que se pode superar o sistema e implantar um novo modelo de sociedade baseado no socialismo.
2. Socialismo utópico
Surgiu no século 19 como um ideal moral, no qual um grupo tenta colocar o projeto em prática sem questionar o Estado ou o governo. Os utópicos não pretendiam analisar as bases que sustentavam o sistema capitalista e, portanto, não debatiam a questão de luta de classes. A mudança da sociedade seria alcançada por meio da conscientização das pessoas.
3. Anarquismo
Surgiu da ideia da ausência de governo. Os anarquistas lutam para derrotar o capitalismo e, assim, conquistar imediatamente uma sociedade livre de governo e de patrões.