Aponte a contraposição entre a visão do mundo medieval – Teocentrismo e a visão do mundo renascentista – o Antropocentrismo.
Soluções para a tarefa
Teocentrismo e Antropocentrismo são crenças que se divergem. Para o teocentrismo Deus está no centro de tudo, mas para o antropocentrismo, o Homem está no centro de tudo.
Contexto Histórico
Para entender a aplicação desses termos durante a história (medieval e moderna) é válido entender como era a sociedade durante esses períodos.
Idade Média
Durante a Idade Média, a Igreja Católica era uma grande senhora feudal, possuía títulos e terras e o mais importante de tudo: organizava a cultura e a educação.
Sendo assim, com os dogmas cristãos sendo considerados como verdade absoluta, consideramos que a Igreja pregava Deus como centro de tudo (universo, sociedade...). Logo, essa é a explicação para a vigência do teocentrismo.
Idade Moderna
Com o movimento do Renascimento e -consequentemente- com a superação dos dogmas católicos medievais, o Homem passou a ser mais valorizado. Um exemplo disso são as artes e a ciência que se tornaram importantíssimas para essa época.
Portanto, o antropocentrismo substituiu o teocentrismo até então vigente na sociedade. Então, o Homem passou a estar no centro de tudo.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, podemos resumir que a contraposição da visão entre teocentrismo e antropocentrismo vem da ideia de qual "indivíduo" é responsável por todas as coisas que acontecem e de que se conhece.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/41587310
https://brainly.com.br/tarefa/28130474
Resposta:
Só simplificando a resposta da colega
Teocentrismo é a filosofia ou doutrina que considera Divino o fundamento de toda a ordem no mundo. Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídas a Divindade.
O antropocentrismo é uma concepção que considera a humanidade como centro do universo, que é avaliado de acordo com a sua relação com o ser humano.