Biologia, perguntado por lucimarcardosodemour, 5 meses atrás

apodrecer os alimentos passam a liberar o cheiro desagradável o surgimento desse cheiro é um sinal de que uma transformação? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por comprasalaska
0

Resposta:

SIM, senescência

Explicação:

Uma das questões que passam por nossa cabeça enquanto estamos comprando frutas e verduras no mercado é: “quanto tempo terei para comê-las antes que estraguem”?

De fato, a conservação durante o período que chamamos “pós-colheita” é de grande importância para que frutas e verduras em geral cheguem ao consumidor sem alterações indevidas em seu valor nutritivo, aspecto e gosto.

Os índices são realmente preocupantes: o Brasil é considerado um dos dez países que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estuda inclusive a criação de uma rede de instituições em torno da cadeia produtiva de alimentos no Brasil para conter as perdas e o desperdício.

Além dos danos causados pelo manuseio errado durante o transporte, sabemos que nossa cadeia de transporte é muito extensa, e mesmo depois do processo de colheita os vegetais continuam vivos, com suas reações enzimáticas e atividades biológicas ainda em funcionamento. Como as frutas e hortaliças precisam de energia para essas atividades, suas células continuam respirando. Uma vez colhidos, ou seja, separados de suas fontes de nutrientes (solo e/ou planta-mãe), os produtos têm de gastar suas reservas orgânicas (como açúcares e pigmentos, por exemplo) para respirar, acelerando assim seu amadurecimento e envelhecimento.

A este processo, que segue o amadurecimento dos vegetais, dá-se o nome de senescência. Porém, embora esse seja um processo irreversível e geneticamente programado, não é só o metabolismo da própria fruta ou hortaliça que o influencia: agentes externos, como microrganismos depositados em suas superfícies, podem atuar como verdadeiros parasitas e acelerar consideravelmente esse processo!

Contaminada por fungos ou bactérias, os tecidos da fruta que já seriam naturalmente degradados, decompõem-se ainda mais rápido devido à procura desses invasores por nutrientes neles presentes, principalmente açúcares. Produtos maduros atraem maior atenção dos microrganismos, devido a grande disponibilidade dos açúcares e também água livre – quanto mais o vegetal amolece, mais água é liberada pelas células. Essas bactérias e fungos além de penetrarem no tecido do vegetal, migram facilmente pelo ar e, se as frutas estiverem em contato, a passagem e consequentemente o apodrecimento são mais rápidos.

Respondido por carlosk8boardi
0

Resposta: Alimentos, como qualquer material, são constituídos de substâncias químicas. Estão sujeitos, portanto, aos mesmos princípios da Química que as demais substâncias. Assim que são colhidos ou abatidos, os vegetais e os animais de que nos alimentamos começam a sofrer transformações químicas. Micro-organismos presentes no ar e no próprio alimento utilizam proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais para crescerem e se multiplicarem, transformando essas substâncias em outras. O oxigênio do ar também atua, "abastecendo" os micro-organismos aeróbios ou interagindo com os nutrientes do alimento. Essas reações químicas se evidenciam por mudanças de cor, cheiro e textura que ocorrem ao longo do tempo. O alimento se deteriora. Assim, sua conservação será mais longa quanto melhores forem as formas de retardar essas transformações químicas.

Perguntas interessantes