“Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda (...) Conservarei imaculada minha vida e minha arte (...) Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário...”
A respeito do Juramento de Hipócrates e sua relação com os códigos de ética da área da saúde, analise os enunciados:
I- Chama-se Bioética o ramo da ética que lida com as implicações morais decorrentes das práticas médicas, das descobertas das ciências biológicas e das relações do homem com o meio ambiente.
II- Com base no juramento, infere-se que, devido ao seu poder de curar, todo profissional de saúde pode e deve usar de qualquer meio em nome da ciência.
III- Hipócrates buscou com seu Juramento fundamentar a deontologia médica elencando alguns preceitos fundamentais para o exercício da profissão.
IV- O Juramento de Hipócrates não deu nenhuma contribuição para fundamentar a prática profissional do médico, por isso, seu pensamento não teve continuidade nos códigos de ética da profissão ao longo do tempo.
Estão corretos os seguintes enunciados:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As afirmativas I e III estão corretas.
Todos os códigos de éticas dos profissionais da saúde possuem algum grau de inspiração no juramento de hipócrates.
O juramento de hipócrates foi o pontapé inicial para a bioética, que é basicamente o ramo da ética que trata dos implicações de práticas médicas e descobertas cientificas que podem mudar o mundo e a vida de varias pessoas de alguma forma.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes