apítulo XXXII
Olhos de ressaca
Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu ou ensinou, ou se fez ambas as cousas, como eu. É o que contarei no outro capítulo. Neste direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem esperou que eu lhe perguntasse pela filha.
— Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.
Compare os enunciados abaixo:
I. É o que contarei no outro capítulo.
II. Isso contarei no outro capítulo.
a) Existe diferença entre a estrutura sintática dos dois enunciados? Se sim, qual?
b) Existe alguma diferença semântica? Se sim, qual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Sim. Os dois enunciados apresentam praticamente a mesma estrutura sintática: sujeito oculto (“eu”) + verbo (“contarei”) + objeto direto (“o” ou “isso”) + adjunto adverbial (“no outro capítulo”). No primeiro deles, porém, o objeto direto ("o") aparece entre o verbo "ser" ("é") e o pronome relativo "que".
b) Sim. No primeiro enunciado, o pronome demonstrativo "o", que funciona como objeto direto, encontra-se entre o verbo "ser" ("é") e o pronome relativo "que", o que reforça a ênfase sobre ele (mecanismo de realce), já posto em destaque por estar no topo da frase (topicalização). A concomitância dos dois recursos enfáticos potencializa o suspense criado pelo narrador acerca do que será narrado no capítulo seguinte, retendo a atenção do leitor.