História, perguntado por magnoaams, 5 meses atrás

Apesar dos resultados positivos da economia aurífera, a primeira metade do século XVII ficou marcada como um período sombrio na agricultura brasileira. No entanto, um importante evento no contexto mundial foi fundamental para que a agricultura ressurgisse como principal eixo econômico do Brasil. Que evento foi esse?




Revolução Industrial.






Guerras Napoleônicas.






Primeira Guerra Mundial.






Guerra do Paraguai.






Crise de 1929.

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001114843672sp
0

Resposta:

No século XVIII, a ascensão da atividade mineradora e forte concorrência no mercado internacional determinaram uma crise geral da economia agrícola na América Portuguesa. Um dos mais expressivos exemplos dessa situação vivida se dava com o açúcar, que despencou com a concorrência imposta pelo açúcar antilhano, de maior qualidade e menor valor, que passou a ser produzido pela Holanda logo após terem sido expulsos do espaço colonial nordestino.                                                                                                                 Na região norte do Brasil, as plantações de algodão cresceram em atendimento à demanda das indústrias têxteis do Velho Mundo e a própria substituição do linho pelo algodão na preparação de roupas. No Maranhão, a presença da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão foi de grande estímulo para que as plantações se espalhassem e logo atingissem outros territórios situados no Pará, no Paraná e em Goiás.

Explicação:

Outros produtos também aproveitaram desse mesmo momento, mas não tiveram a mesma relevância com o passar do tempo. Plantações de arroz apareceram no Maranhão e o anil despontou no Rio de Janeiro, sendo depois substituído pela concorrência indiana. Em Minas Gerais, a pecuária, a produção de leite e as plantações de milho revelaram que a queda da mineração não impôs uma crise econômica irreversível nas regiões do interior do território.

Perguntas interessantes