Apesar dos filósofos naturais na Grécia antiga serem chamados também de cientistas pela insistência em um princípio material para tudo, qual a concepção desses filósofos gregos na relação entre Deus e a natureza.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Focando principalmente nos aspectos da natureza, eles eram chamados “filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
Já sobre Deus temos Aristóteles e Platão, por exemplo, Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. E Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas.
Com o cristianismo, há filósofos que consideram Deus como o "criador" do mundo, o Ser do qual provêm os outros seres. Esta visão advém do cristianismo e coloca a fé como coadjuvante da razão. Com Cristo, Deus se revelou ao homem e é a partir dessa crença (não racional) que a razão entra em cena para solucionar os problemas postos pela realidade.
Conclusão:
Apesar de nem todos filósofos terem o mesmo pensamento sobre Deus, acredito que a relação entre Deus e a Natureza na Filosofia e na concepção dos filósofos seja a origem de todas as coisas ou a origem da vida em si.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás