ENEM, perguntado por ArthurSales8369, 10 meses atrás

Apesar dos esforços, a tuberculose (TB)permanece como um problema de saúde públicapreocupante no Brasil. A TB é a terceira maiorresponsável pelos óbitos por doenças infecciosas ea primeira entre as doenças que afetam pacientescom AIDS no país. Em 2010, cinco anos antes doprevisto, o Brasil atingiu a meta do Plano Global parao Combate à Tuberculose 2011-2015.Considerando o texto acima, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Apesar da queda da incidência da TB napopulação, tem havido concentração emdeterminados grupos populacionais e regiões dopaís; contudo, por se tratar de uma doença dapopulação em geral, inexistem ações específicaspara grupos específicos.II. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose(PNCT) definiu como populações prioritáriasas que estão em situação de rua, as que estãoprivadas de liberdade, a população indígena e aspessoas que vivem com HIV/AIDS.III. O principal indicador utilizado para avaliar asações de controle da TB, nas esferas nacional,estadual e municipal, é o número de novos casos.IV. Sabendo-se que, desde 2001, houve acréscimosignificativo dos casos diagnosticados de TBmultidroga resistente (MDR), infere-se queesse fato pode estar associado ao aumento darealização do exame de cultura.V. No PNCT, que está alinhado às diretrizesinternacionais, a mobilização social é consideradaimportante componente por contribuir para ocontrole da TB no Brasil.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E II, III, IV e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
2

A alternativa correta é a letra e).

A tuberculose é uma doença que afeta principalmente as camadas mais vulneráveis da população (ou seja, esses são grupos de risco para esta e outras doenças).

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de tentar erradicar a doença no país, e tem alcançado resultados bastante satisfatórios, realizando ações de mobilização social justamente nos grupos de risco, seguindo recomendações da OMS.

Perguntas interessantes