Apesar do extenso litoral, da diversidade de espécies de peixes e do clima favorável, a produção de pescado no Brasil não é significativa e seu consumo é baixo. Entre as espécies de peixes produzidos comercialmente e/ou experimentalmente no Brasil temos o Salminus maxillosus (dourado), Pseudoplatystoma corruscans (pintado), Astyanax sp (lambari), Hoplias lacerdae (trairão), Hoplias malabaricus (traíra), Brycon cephalus (matrinxã), Mugil cephalus (tainha), entre outros.
Soluções para a tarefa
Hoplias lacerdae (trairão) e Hoplias malabaricus (traíra) são espécies diferentes pertencentes ao mesmo gênero.
Quando analisamos o nome científico de uma espécie devemos ter em mente que ele é formado por dois nomes, pois seguimos o sistema binomial criado por Linneu. O primeiro nome sempre indica o gênero a que a espécie pertence e o segundo nome é o epíteto específico. A alternativa correta é A. Vamos entender?
Acredito que as alternativas a sua pergunta são:
Indique a alternativa correta.
a) Hoplias lacerdae e Hoplias malabaricus pertencem ao mesmo gênero.
b) Salminus maxillosus e Pseudoplatystoma corruscans pertencem a classes diferentes.
c) Brycon cephalus e Mugil cephalus pertencem à mesma espécie.
d) Brycon cephalus e Mugil cephalus pertencem ao mesmo gênero.
e) Hoplias lacerdae e Hoplias malabaricus pertencem à mesma espécie.
Como interpretamos um nome científico?
Vejamos um exemplo de o que é gênero e o epíteto específico em um nome científico:
- Hoplias malabaricus
Hoplias = gênero
Malabaricus = epíteto específico
Tendo isso em vista, indivíduos só pertencem a mesma espécie se tiverem o nome científico igual. Se somente o primeiro nome é igual isso quer dizer que as espécies são do mesmo gênero.
Exemplo: Hoplias lacerdae e Hoplias malabaricus
Ambos os nomes científicos possuem a primeira palavra igual, então essas espécies são do mesmo gênero Hoplias.
Leia mais sobre taxonomia: https://brainly.com.br/tarefa/1854363
#SPJ2
Vamos analisar as alternativas erradas:
b) Salminus maxillosus e Pseudoplatystoma corruscans pertencem a classes diferentes. Não podemos afirmar que eles são de classes, mas sim de gêneros diferentes.
c) Brycon cephalus e Mugil cephalus pertencem à mesma espécie. Apesar de o segundo nome ser igual o primeiro não é, por isso elas não são a mesma espécie.
d) Brycon cephalus e Mugil cephalus pertencem ao mesmo gênero. As espécies são de gêneros diferentes, pois a primeira palavra do nome científico difere, Brycon e Mugil.
e) Hoplias lacerdae e Hoplias malabaricus pertencem à mesma espécie. O segundo nome não é igual por isso elas não são a mesma espécie, mas sim do mesmo gênero.