Pedagogia, perguntado por JulianaFalcim, 1 ano atrás

“Apesar do aumento da conscientização ecológica e da demanda, por parte dos consumidores, produzir alimentos sem adubos químicos e agrotóxicos ainda é um desafio para os agricultores. Para o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Rogério Dias, essa é uma área que carece de estudos. ‘É claro que temos situações pontuais, mas não poderíamos dizer que as tecnologias estão atendendo os produtores orgânicos do País inteiro’, comenta. Segundo Dias, as principais necessidades do setor estão relacionadas a insumos, adaptação de variedades, sementes, produção animal e tecnologias para pós-colheita e processamento. Ele reconhece o esforço da pesquisa, mas lamenta a falta de uma política nacional de desenvolvimento tecnológico voltada para o incremento da agricultura orgânica. ‘Tem o esforço isolado de pesquisadores que estão muito engajados e contribuem para o processo. Mas ainda não é um compromisso das instituições’, enfatiza” (FERREIRA, 2014, on-line).



Fonte: FERREIRA, A. L. Agricultura orgânica cresce com adoção de resultados de pesquisa. Embrapa, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2019.



Neste contexto, sobre os estudos de tecnologias para sistemas orgânicos de produção, pode-se afirmar que:


apenas os inseticidas naturais são utilizados no Brasil, atualmente.


a produção de alimentos com maior qualidade e variedade, a recuperação ecológica e o fomento à transição agroecológica não são necessários no Brasil, pois a agricultura convencional já apresenta essas características.


a Agroecologia não promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.


as grandes fazendas de soja possibilitam diversos benefícios ambientais, como no controle da temperatura local.


na agricultura convencional, é comum grandes extensões de terra cultivadas com uma única cultura. Mas, na orgânica, é necessário diversificar, por meio do consórcio de espécies, de forma que essa diversificação, além de trazer mais lucro para o produtor, também crie um espaço onde aparecem mais inimigos naturais das pragas agrícolas, o que ajuda no controle de pragas.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
3

Letra E.

Uma das principais diferenças entre a agricultura convencional e a agricultura orgânica, encontra-se relacionada a monocultura (convencional) e policultura (orgânica).

Isto permite que a agricultura orgânica apresente maiores condições de eliminar de forma naturais organismos patógenos, visto que serão criados espaços onde aparecem mais inimigos naturais das pragas agrícolas, o que ajuda no controle de pragas.

Perguntas interessantes