Apesar de uma divisão regional do Brasil em 1913, feita por Delgado de Carvalho, foi somente em 1938 com a criação do IBGE que essas divisões em macro regiões se tornaram oficiais. Nesse sentido, o IBGE tem o objetivo de conhecer melhor o território brasileiro e fazer a contagem da população. Para isso, é importante considerar a imensa diferença entre as grandes áreas do país. Para isso foi necessário regionalizar o Brasil. Sobre a regionalização do território brasileiro analise as afirmativas abaixo.
I. A divisão em cinco regiões naturais em 1941 levava em consideração os aspectos como clima, vegetação e relevo.
II. As zonas fisiográficas de 1945 se baseiam nos aspectos naturais e socioeconômicos. Deste modo apresenta um avanço para se conhecer a realidade nacional.
III. O critério de regiões homogêneas de 1960 tinha como objetivo compreender e diminuir a disparidade regional.
IV. A divisão regional é utilizada para objetivos variados como: aplicação de políticas públicas, áreas prioritárias de investimentos, divisão urbano e rural, ou seja, auxiliar no planejamento estratégico de forma geral.
V. O problema do Brasil é o seu tamanho, deste modo, dividindo em regiões autônomas se facilita a administração uma vez que cada parte do território fica responsável pelo seu desenvolvimento regional.
É correto apenas o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
ALTERNATIVA 5
Explicação:
I II II IV
A resposta 5 está incorreto devido citar em autonomia de cada região
Perguntas interessantes