Filosofia, perguntado por joaquimmil000, 11 meses atrás

Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças:



a) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano.

b) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos.

c) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo.

d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.

e) N.D.A.​

Soluções para a tarefa

Respondido por TayMike
37

Oi!

Bom, Agostinho acreditava, como teólogo que era, que todo conhecimento provia do divino e que o divino era a verdade absoluta. Já Platão reconhecia, sim, que a alma era imortal, visto que em "fedon imortalidade da alma" Sócrates conta por que não tem medo de morrer e que a alma é eterna, pois não faz sentido um mundo em que não temos significado. E além disso, Platão diz que todo o conhecimento que temos é aquele que tivemos no sobrenatural, algo que condiz com com a caverna de Platão.

Alternativa correta:

D)

Respondido por larissamagrani
2

Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um (D).

O que nos diz Santo Agostinho?

  • Santo Agostinho concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro com a verdade e a felicidade, ou seja, com Deus.

  • O exterior passa para o interior e eleva-se ao superior. Santo Agostinho acredita que a ação humana boa é aquela que se volta para o Bem, para Deus. Nesse sentido, quanto mais o homem se afasta do bem, mas no pecado ele estará.

  • Santo Agostinho une fé e razão e, assim, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas. Tal capacidade é a liberdade humana manifestada pelo livre-arbítrio, ação humana voltada ou não para o Bem.

Saiba mais sobre Agostinho em: brainly.com.br/tarefa/3159511

Anexos:
Perguntas interessantes