Apesar de serem considerados “falsos filósofos” por pensadores como Sócrates e Platão, os sofistas tiveram uma grande importância no contexto democrata da Grécia antiga e no pensamento filosófico daquele período. Dessa forma, o surgimento dos sofistas está diretamente ligado à democracia grega porque:
A) foi no período democrata que o governo grego instituiu o ensino de retórica e oratória para todos os cidadãos, para aumentar e incentivar a participação política.
B) aqueles que usavam bem a linguagem para o convencimento (como os sofistas) conseguiam melhores oportunidades profissionais ou podiam se tornar filósofos.
C) na democracia grega, era obrigatória a participação política de todos os cidadãos, gregos e estrangeiros, que precisavam se pronunciar nas decisões que ocorriam nas Ágoras.
D) falar bem, com uma oratória e retórica impecáveis, era importante para aqueles que buscavam explicar a realidade, o mundo e a vida dos homens através de narrativas mitológicas e tradicionais.
E) os sofistas, como mestres da retórica e do discurso, ajudaram a desenvolver as habilidades de fala (oratória) dos cidadãos gregos, para que eles pudessem participar da vida democrata de Atenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta:
Resposta E
Explicação:
O surgimento dos sofistas era possível apenas em um contexto democrata onde as pessoas, a partir do momento em que desenvolviam suas capacidades retóricas com os ensinamentos sofistas, podiam participar mais ativamente das assembleias e decisões atenienses.
Perguntas interessantes