Apesar de ser considerado como uma potência hídrica sob o ponto de vista territorial, o Brasil passou a sofrer com uma grave escassez de água que se transformou em crise. Dentre os fatores que ajudam a explicar essa questão, podemos citar:
I. A gestão incorreta e a poluição dos recursos hídricos disponíveis.
II. A má distribuição da água em território nacional.
III. A remoção da vegetação em áreas pluviais e cabeceiras de rios.
IV. O uso indevido dos sistemas de abastecimento.
V. O histórico da falta de chuvas nos últimos vinte anos em todo o país.
São corretas as afirmativas:
a) I, III e V
b) II, III e IV
c) I, IV e V
d) I, II, III e IV
e) II, III, IV e V
Ver Resposta
QUESTÃO 4
(FUVEST/2015-1)
As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal.
O Estado de S. Paulo, 17/03/2014. Adaptado.
Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras,
a) geográfica e geopolítica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à importação de água de outros estados, assim como de países do Cone Sul.
b) social e demográfica, já que políticas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o crescimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água.
c) climática e pedológica, pois as altas temperaturas durante o ano provocaram a formação de chuva ácida e a consequente laterização dos solos.
d) econômica e jurídica, levando-se em conta a flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agrícolas.
e) ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso.
Soluções para a tarefa
espero ter ajudado ;)
1) Sobre os fatores que ajudam a explicar a crise hídrica do Brasil podemos afirmar corretamente:
alternativa d) estão corretas as alternativas I, II, III e IV.
A alternativa V está incorreta, uma vez que não se registra seca em todo o território brasileiro nos últimos 20 anos, mas sim em áreas pontuais do mapa.
Dessa forma, embora as secas tenham relação com a crise hídrica, a alternativa está disposta de maneira incorreta.
2) Acerca da crise hídrica vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar:
alternativa e) ecológica e política.
A região de São Paulo apresenta clima tropical de altitude, que tem baixa pluviosidade nos meses de inverno, às vezes ocasionando um longo período de estiagem.
Essa ausência de chuvas é o que contribui para a redução do volume de água nos reservatórios responsáveis por abastecer a capital.
Como o planejamento urbano desleixado, a população cresceu muito e o sistema hídrico não acompanhou esse crescimento.
Saiba mais sobre a questão hídrica brasileira em:
https://brainly.com.br/tarefa/24277439
Espero ter ajudado, bons estudos.