História, perguntado por paodebatat4, 10 meses atrás

Apesar de se referir a um texto literario, José Luiz Fiorin em seu artigo A construção da identidade nacional brasileira faz considerações que podem ser usadas para refletir sobre a figura que representa a monarquia. Registre um trecho do texto de Fiorin que pode ser usado para anlise dessa representação. justifique sua escolha

Soluções para a tarefa

Respondido por kawanycmachado
11
  • Essa nação teria, um caráter cultural luso-tupi. O mito de origem de nosso país obra com a união da natureza com a cultura, dos valores americanos com os europeus. O Brasil seria a síntese do velho e do novo mundo, construída depois da destruição do edifício colonial e dos elementos perversos da natureza. Os elementos lusitanos permanecem, mas modificados pelos valores da natureza americana.

paodebatat4: obgda mmsmmm
Respondido por Suzi072022
0

José Luiz Fiorin discute que a identidade nacional brasileira começou a ser construída junto com a figura de D. Pedro I como monarca. Dessa forma, a independência ajudou a consolidar a ideia de “Brasil”.

O trecho escolhido aponta exatamente a questão do monarca como ponto fundamental na construção da identidade nacional, tanto no início quanto no seu enfrentamento, no período republicano.

O trabalho de construção da nacionalidade começa, então, com a nacionalização do monarca. Pedro I é mostrado como alguém que renuncia a Portugal e assume a nacionalidade brasileira. Nossos livros de História repetem incessantemente o episódio do Dia do Fico, em que o Príncipe afronta as Cortes Portuguesa, para “fazer o bem de todos e a felicidade geral da Nação”. Na célebre representação da independência, produzida por Pedro Américo, D. Pedro, do alto de um cavalo, no ponto mais elevado da colina do Ipiranga, está com a espada desembainhada, apontada para o céu, gritando "Independência ou Morte”. A descrição desse fato nos manuais de História diz que D. Pedro, antes do grito inaugural de nossa nacionalidade, arrancou fora os laços portugueses.

(FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. BAKHTINIANA, v. 1, n. 1, 2009, p. 117.)

Identidade nacional brasileira

De acordo com Fiorin, o processo se iniciou em 1822 com a independência, mas é mutável e adquiriu novas características após a Proclamação da República.

Não existe um manual para a construção da identidade nacional, já que é um processo cultural, orgânico, mas também artificial e de fundo político.

Um exemplo é o período da Era Vargas (1930-1945), que criou mecanismos de proteção ao patrimônio nacional, como o IPHAN, e consolidou o samba como música popular.

Sobre o conceito de identidade, confira: https://brainly.com.br/tarefa/49979599

#SPJ2

Perguntas interessantes