Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por
Soluções para a tarefa
Esse robô foi criado para buscar páginas que propagam mensagens(notícias) falsas e impedir a continuação dela, também é usado por grandes postais de notícia e plataformas, mas as grandes empresas não são focadas em sistemas capazes de reduzir notícias falsas, é bastante difícil encontrar o autor da mesagem, porem existe várias ferramentas para esse feito e reduzir noticias em sua "linha do tempo" no Facebook ou em qualquer outra plataforma que implementou essa funcionalidade ou método de segurança contra notícias ou correntes falsas.
A própia mídia as vezes contam histórias ou fazem manchetes falsas, não dá muito para confiar no que está escrito, por isso uma bela ferramenta é buscar por mas conteúdo relacionado sobre aquela mensagem(corrente) ou manchete indicado pelo Google, ... , Yahoo.